2. Os Movimentos da Lua

A Lua é o único satélite natural que o Planeta Terra possui.


Outros planetas têm muitos satélites naturais. Júpiter tem mais de 60 deles.


A Lua descreve um movimento em torno de seu eixo norte/sul, chamado de rotação.



 E um movimento ao redor da Terra, chamado de revolução.



A trajetória da Lua em torno da Terra é chamada de órbita. A órbita da Lua pode ser considerada, com boa aproximação, uma circunferência.

A figura anterior está fora de escala. Caso a Lua e a Terra tivessem os tamanhos representados ali, elas estariam muito, muito mais distantes que naquela animação.

O tempo (período) para a Lua completar uma rotação em torno de seu eixo é o mesmo que ela leva para dar uma volta completa em torno da Terra, por isso a Lua mantém sempre a mesma face voltada para a Terra. A rotação e a revolução da Lua são chamados de movimentos síncronos. Ambos os movimentos têm duração aproximada de 28 dias.

Este período (28 dias), em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar. O número de dias do mês lunar é diferente do número de dias do mês que estamos acostumados (30 dias).

O lado da Lua que não vemos da Terra ("Lado escuro da Lua", e que não fica sempre escuro) é bem diferente daquele que vemos da Terra. Como já dissemos, isso acontece devido a sincronia entre a sua rotação e revolução 




Velocidade Orbital Escalar Média da Lua (vm)

O raio médio R da órbita da Lua é de aproximadamente de 384 mil quilômetros (384000km), e seu período de revolução  é de 28 dias. Qual a velocidade escalar média da Lua em sua órbita?



O perímetro P da órbita da Lua, que representa a distância Ds que ela percorre em 28 dias, é determinado pela relação:





Assim,











Como vimos anteriormente, a velocidade escalar média vM é determinada pela razão entre a distância percorrida Ds, e o intervalo tempo Dt correspondente:







Desse modo, em relação à Terra (o referencial), a velocidade orbital da Lua, é:



Para que vocês tenham uma ideia desse valor, ele é igual a velocidade de um projétil (bala) de um fuzil AR15. 

→ Clique aqui para continuar