4. Os Eclipses Solares

Eclipses Solares
Como o espaço interplanetário é quase um meio homogêneo e isotrópico, a luz se propaga em linha reta, por isso os planetas e satélites naturais (sem atmosfera, como a Lua) possuem cones de sombra  bem definidos.




Eclipse Solar Total
Em algumas ocasiões, a sombra e a penumbra da Lua se projetam sobre uma área da superfície da Terra. Aqueles que se encontram onde a sombra se projeta assistem a Lua encobrir completamente o disco solar e, uma escuridão como a noite dura por alguns minutos,  o chamado eclipse solar total.




Eclipse Solar Parcial
Os observadores que se encontram na região que onde a penumbra se projeta sobre a Terra, assistem a Lua encobrir parcialmente o Sol, o chamado eclipse solar parcial. 


A figura abaixo mostra como seria visto tal eclipse:




Anualmente podem ocorrer de dois a cinco eclipses solares. Mas, a região da superfície da Terra que a penumbra da Lua cobre é relativamente muito maior que da sombra, por isso é muito mais fácil assistirmos um eclipse solar parcial, que um total.

A fotografia tirada do espaço mostra um eclipse solar sobre o México. 


Eclipse Solar Anular (ou Anelar)
A órbita da Lua não é exatamente uma circunferência, mais uma elipse com pequena excentricidade (pouco achatada). Às vezes a Lua fica mais próxima da Terra (perigeu), às vezes um pouco mais afastada (apogeu). Até mesmo o seu diâmetro aparente muda. No perigeu, a Lua parece maior (está mais próxima).




Se a Lua Cheia acontece no perigeu, temos a chamada super Lua

Quando a Lua fica na fase Nova exatamente durante o apogeu (quando está mais distante), ela não consegue encobrir totalmente o disco solar, o eclipse forma um anel luminoso em torno da Lua, o chamado Eclipse Anular ou Anelar.






Os eclipses solares acontecem sempre na Lua Nova, em que ela se encontra entre o Sol e a Terra.


Isso se repete a cada 29 dias e meio, e por que não acontece um eclipse solar em todo Lua Nova?

Porque o plano da órbita da Lua é inclinado cerca de 6o em relação ao plano da órbita da Terra (chamado de Eclíptica). Então, para que aconteça um eclipse solar, a fase nova da Lua tem que ocorrer quando o Sol estiver na direção da linha dos nodos, que corresponde a linha de interseção entre esses dois planos. 




Para isso ocorrer depende das posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua. Mas, através do estudo dos movimentos da Terra e da Lua, é possível prever quando os eclipses acontecerão, inclusive fazer previsões com grande antecedência.

No site abaixo, você pode verificar os eclipses que já aconteceram, e as previsões dos próximos:
http://astro.if.ufrgs.br/fase/eclipses.html

Atenção, caso tenha oportunidade de observar um eclipse solar, não olhe nunca diretamente para o Sol! Isso pode causar lesões aos olhos. Use lentes especiais para para fazer isso. A lentes usadas por soldadores são excelentes como filtros para observar o Sol. Elas podem ser compradas em lojas de materiais de construção separadamente da máscara.






Vamos estudar agora os eclipses da Lua?