15. Movimento Uniforme

Movimento Uniforme  (MU)
Quando um móvel mantém a sua velocidade constante, ou seja, a velocidade tem sempre a mesma intensidade e direção, dizemos que tem movimento uniformeem consequência, sua trajetória é retilínea

Às vezes é chamado de movimento retilíneo uniformemas isso é redundante, já que a velocidade não muda de direção.

Uma outra consequência é que o móvel percorre distâncias iguais, em intervalos de tempo iguais. Por exemplo, se um automóvel mantém uma velocidade constante de 20m/s (equivalente a 72km/h), ele percorre distâncias de 10m em intervalos de tempo de 0,5s, distâncias de 20m em intervalos de tempo de 1s, distâncias de 40m em intervalos de tempo de 2s:



Como no movimento uniforme a velocidade não muda, significa que a aceleração é nula (a=0). 

Isso quer dizer que tanto a aceleração tangencial (que muda a intensidade da velocidade) quanto a centrípeta (que muda a direção da velocidade) são nulas (atg=0  e acp=0). Lembra? A aceleração resultante  (a) é a soma vetorial das componentes tangencial e centrípeta, que são vetores ortogonais:





Função Horária da Posição (ou do Espaço)
Se consideramos que o movimento acontece sobre um eixo "s",  que representa as posições do móvel em sua trajetória retilínea, em um intervalo de tempo Δt o móvel percorrerá uma distância Δs. 

Como a velocidade não muda, o valor da velocidade média (vm), para um certo trecho do movimento, é a mesmo para a velocidade instantânea (v), ou seja:


Imagine um móvel em movimento uniforme e velocidade v. Alguém (considerando um referencial) dispara um cronômetro em to=0  (instante inicial) ao iniciar a observação do movimento. Nesse mesmo instante, o móvel passa pela posição so (posição inicial). A partir daí, em cada instante t marcado pelo cronômetro, o móvel estará em uma nova posição s.


Então, considere um deslocamento entre o instante to=0 e um instante t qualquer. O móvel terá se deslocado da posição inicial so até uma posição final s. Desse modo:



A equação em destaque é conhecida como função horária da posição (ou espaço). Ela mostra que a posição s varia segundo uma função linear em relação ao tempo t, onde v é constante, e so é um valor conhecido. 

Exemplo1:
Em um longo trecho retilíneo de uma rodovia, um automóvel trafega com velocidade constante v=25m/s (equivalente a 90km/h). Em determinado instante, ele passa pelo quilômetro 80 da rodovia. 

a) Determine a função horária da posição para o automóvel.

b) Determine a posição do automóvel na rodovia após 5min.

c) Determine o instante que passará no quilômetro 90 da rodovia.

Resolução

a) É importante usarmos as unidades do Sistema Internacional (S.I) nas equações da Física, onde a distância é medida em metros (m), o tempo em segundos (s), e a velocidade em metros por segundo (m/s). Mas não é pecado usarmos outras unidades quando todas as grandezas estiverem coerentes. Então, se usarmos para a distância o quilômetro (km), para o tempo a hora (h), e para a velocidade o quilômetro por hora (km/h), não teremos problemas. Desse modo:

O instante inicial é → (to=0)  O instante em que o cronômetro foi disparado (quando o automóvel passa pelo quilômetro 80).

A posição inicial é  so= 80km.

A velocidade é → 90km/h

Logo, a função horária, será:


b) Estamos usando a hora como unidade de tempo, logo, t=5min deve ser convertido para hora:


 Substituindo este valor na função horária da posição:


No instante t=5min, o automóvel passará pelo quilômetro 87,5 da rodovia.

c) Agora iremos substituir s=90km na função horária da posição:


O automóvel passará pelo quilômetro 90 no instante t=6,7min.


Como a velocidade é uma grandeza vetorial, dependendo da forma com que a trajetória é orientada, a velocidade poderá ser positiva:


ou negativa:


Perceba que o movimento é o mesmo, mas dependendo da forma com que a trajetória está orientada, a intensidade da velocidade pode ser positiva, ou negativa.

Quando a velocidade tem o mesmo sentido da orientação crescente das posições sobre a trajetória, sua intensidade será positiva, e dizemos que o movimento é progressivo. Quando a velocidade tem sentido oposto à orientação crescente das posições, a velocidade é negativa, e dizemos que o movimento é  retrógrado.

Gráficos do Movimento Uniforme

Gráfico s x t
Considere três móveis, AB, e C, em movimento uniforme, cujas posições variam com o tempo, segundo as funções horárias da posição: 


com unidades as unidades do S.I.

Para o móvel A:
Velocidade  → vA=30m/s.
Posição inicial  → so=50m.

Para o móvel B:
Velocidade  → vB=10m/s.
Posição inicial  → so=0.

Para o móvel C:
Velocidade  → vC= -15m/s.
Posição inicial  → so=100m.

Os respectivos gráficos, são:


Os gráficos não levam em conta o "tempo negativo", já que isso representaria o que aconteceu antes do movimento começar a ser observado. 

Observe que quanto maior o módulo da velocidade, mais inclinada é a reta que representa o gráfico.

Os gráficos crescentes (A e B) representam uniformes e progressivos (velocidades positivas). O gráfico decrescente (C) representa um movimento uniforme e retrógrado (velocidade negativa).


Gráfico v x t
Para os mesmos movimentos anteriores, as velocidades são constantes:

Os respectivos gráficos v x t, são:



Exemplo 2:
O gráfico v x t abaixo representa um movimento retilíneo:


Sabendo que em t=0 o móvel passou pela posição so=10m, determine:

a) A função horária da posição.
b) O deslocamento entre t=0 e t=8s.

Resolução:
a) A função horária da posição é:


b) Perceba que:


Graficamente, o deslocamento corresponde a área sob o gráfico v x t:


Esse resultado é válido para qualquer movimento, quando a trajetória é retilínea, para determinarmos o deslocamento do móvel. 


Exemplo 3
A velocidade de um móvel que descreve uma trajetória retilínea é representado abaixo:


Que distância percorrerá entre t=0 e t=10s?


Resolução:

Apesar dos movimentos não serem uniformes, a área sob o gráfico da velocidade representa a distância percorrida para qualquer movimento retilíneo. Essa área corresponde à soma das áreas do 2 triângulos abaixo. Assim:



Logo, entre t=0 e t=10s, o móvel percorrerá uma distância Δs62,5m, ou seja, 25m+37,5m.

Obs.: Áreas abaixo da linha do tempo devem ser consideradas negativas.


Movimento Escalar (ou linear) Uniforme
O movimento em que o módulo da velocidade é constante, ainda que a velocidade mude de direção (e sua trajetória seja curva), é chamado de movimento escalar uniforme.





Para esse tipo de movimento, podemos usar a mesma forma geral da função horária da posição do movimento  uniforme:


Todo movimento curvo é acelerado, tem aceleração centrípeta. Mas esta aceleração só altera a direção da velocidade, e não o seu módulo, por isso o tratamos como um movimento escalar uniforme

No movimento escalar uniforme, a área sob o gráfico v x t também pode ser usada para determinar a distância percorrida sobre a trajetória.

Vamos fazer alguns exercícios para verificar o que aprendemos?! A resposta e a resolução estão ao seu alcance, mas tente fazer primeiro, para depois verificar, ok?!

→ Clique aqui para realizar os exercícios.



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